Adriana Maria de Paula 
Possui graduação em gestão empresarial (FATEC – Guaratinguetá), mestrado em planejamento urbano e regional (Univap – Universidade do Vale do Paraíba), e atualmente é doutoranda em planejamento urbano e regional pela Univap – Universidade do Vale do Paraíba. 

Adriane A. M. de Souza
Licenciada e Bacharel em Geografia, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba; Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Atua como docente da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UNIVAP, no qual é também pesquisadora e atual coordenadora do Doutorado. Tem experiência no ensino e em pesquisas das áreas de Geografia Humana, Geografia Regional e Planejamento Urbano e Regional envolvendo temas como: espaço urbano, especialização produtiva, interações espaciais, fluxos de informação e planejamento urbano e regional.

Ana Beatris Fernandes Menegaldo 
Doutoranda e Mestre em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Católica de Campinas. Arquiteta e Urbanista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do grupo de pesquisa “História das cidades: ocupação territorial e ideários urbanos”.

Ana Paula Baia Oliveira da Costa
Professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Coordenadora do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio do IFPA Campus Conceição do Araguaia. Membra do Grupo de Estudos Agroambientais do Médio Araguaia e Alto Xingu (GEAMAAX). Arquiteta e Urbanista e Engenheira de Segurança do Trabalho, Registro Nacional CAU nº A62763-1. Atua na área de Arquitetura Bioclimática, com ênfase em Acústica e Gestão Ambiental. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Conforto Ambiental e Eficiência Energética pela UFPA. Especialista em Gestão Ambiental pela UFPA. Engenheira de Segurança do Trabalho pela UFPA. Bacharelado em Direito pela UFPA em andamento. 

Ana Paula Farah
Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (POSURB-ARQ) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas. É Membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS-BR), do Comitê Científico de Teoria e Comitê Científico para Educação (ICOMOS-BR). É membro do Comitê do ICOMOS-SP. É membro da Rede PHI – Patrimônio Histórico+ Cultural Iberoamericano – Rede Nacional Brasileira. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUCCAMP (1996) e Università degli Studi di Ferrara – Itália (2005). Especialista em Restauro Arquitetônico pela PUCCAMP (1999) e PUCPR (2005). Mestre em Tecnologia do Ambiente Construído pela EESC-USP (2003) e Doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (2012).

Anderson Dias de Almeida Proença
Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (DEAAU), campus de Curitiba/PR. Doutor em Urbanismo (2019) pleo POSURB-ARQ PUC-Campinas com a tese que recebeu Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses 2020 na área de Arquitetura, Urbanismo e Design. Pesquisador nos temas de Estudos Urbanos e Regionais, com foco nos temas de Requalificação Urbana; Sistemas de espaços livres; Reestruturação Urbana; Corredores Urbanos e Eixos de Transporte.

André Luiz de Toledo
Doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba. Editor da Revista Univap e Membro Efetivo da ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos).

Bianca Martins
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional na Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP. Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI. Graduada em Administração pelo Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA. Atua como Docente no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI (Unidade Cruzeiro/SP). Participa dos Grupos de Pesquisa do Núcleo de Extensão, Pesquisa Ação, Cartografias Sociais e Metodologias Participativas – NEPACS da UNIVAP e do Grupo Projeto de Produto e Tecnologias Sociais do UNIFATEA. Integrante do coletivo de urbanismo tático Coreografando Ruas de Lorena/SP, vinculado ao Lab.MaP da iniciativa Como Anda.

Bianca Mauri
Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC). Doutoranda na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestra pela mesma universidade e bolsista pela Capes. Formada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo campus Engenheiro Coelho. Realizou um intercâmbio em 2016 na Andrews University, estudando na graduação de arquitetura, business, artes e na pós graduação de arquitetura. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arquitetura e urbanismo, teoria e crítica da arte, história da arte, abstracionismo, Kandinsky, design e fenomenologia.

Caio Aguiar da Silva
Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Anhembi Morumbi.

Cilene Gomes 
Pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PPGPLUR) da Universidade do Vale do Paraíba. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, e Mestrado e Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Núcleo de Estudos do Espaço Urbano e Regional (NEEUR) e do Observatório Regional do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Cíntia Franco Alvarenga Abdo
Advogada, graduada em Direito pela Universidade Braz Cubas/SP (2001), com especialização em Direito Público pela Universidade Gama Filho/RJ (2007), mestranda em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba/SP UNIVAP (2021-2023). Diretora de Habitação na Secretaria de Governo e Planejamento do Município de Jacareí. 

Claudia Ciapina Roldão
Mestranda em Planejamento Urbano e Regional da UNIVAP, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, Arquiteta e Urbanista da Prefeitura de Jacareí (SP), membro do Conselho Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CMHDU) e Conselho Gestor de Revisão do Plano Diretor do Município de Jacareí (CGPD). 

Clayton Galdino Rosendo dos Santos
Graduado em Turismo, especialista em preservação e restauro do patrimônio arquitetônico e urbanístico. Mestre em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba. Atua com Gestão do Patrimônio Cultural em projetos de licenciamento ambiental. 

Daniel José de Andrade
Licenciado e Bacharel em Geografia, Mestre e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba. Atua como consultor/pesquisador pela Fundação e Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) na elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN). Pós doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – USP Campus São Carlos.

Ed Carlos dos Santos Valota 
Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela UNIVAP (2010), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela UNIVAP (2015), doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela UNIVAP (2019). Pesquisador colaborador do Laboratório de Estudo das Cidades (IP&D/UNIVAP), desenvolvendo pesquisas sobre o estudo das pequenas cidades da Amazônia.

Elizabete Kobayaschi
Pós-doutora em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade de São Carlos (UFSCar),  Doutora em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz (COC-Fiocruz), Mestre em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Atua como docente nos cursos de Jornalismo, Publicidade & Propaganda da Univap, e como coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Comunicação (Labcom – Univap), também é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional na mesma universidade.

Fabiana Felix do Amaral e Silva
Pesquisadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PPGPLUR) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Paraíba- S.P. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e Mestrado e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Pós- doutora pelo Programa de Mudança Social e Participação Política da EACH-USP. Pesquisadora integrante do GT-CLACSO- Epistemologias Decoloniais, territorialidades e cultura. Pesquisadora associada ao Núcleo de Pesquisa Celacc- Centro de Estudos latino-americanos sobre cultura e comunicação da ECA/USP.  Coordenadora do Nepacs- Núcleo de Extensão Pesquisa-Ação e Cartografias Sociais do Plur-UNIVAP . Desenvolve projetos de pesquisa e extensão sobre movimentos sociais e territorialidades sócio-culturais-políticas, políticas públicas urbanas e espaços de participação social, metodologias e cartografias participativas e epistemologias decoloniais para repensar o planejamento urbano.

Fernanda Figueiredo D’Agostini
Doutora (2019) e Mestre (2014) em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie com pesquisa na área de concentração: Urbanismo Moderno e Contemporâneo. Especialista em Criação Visual e Multimídia pela Universidade São Judas Tadeu (2003), arquiteta e urbanista formada pela Universidade São Judas Tadeu (2000). Atua como docente no ensino superior há mais de 10 anos, nas áreas de Planejamento e Projeto Urbano, Projeto Arquitetônico e Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. Certificada PMI® PMP® em gestão de projetos (2020), com larga experiência em projetos residenciais, comerciais e institucionais, além de prestar consultoria para pessoas físicas e jurídicas na área de gestão de projetos.

Gláucio Jorge de Souza
Possui graduação em Enfermagem – Centro Universitário Teresa D’Ávila, Especialista em Cuidados Críticos / Cardiologia – Universidade do Vale do Paraíba (2008). Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté e Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba. Atualmente atua como Responsável Técnico dos Cursos da área da enfermagem no SENAC e na área da docência na Graduação em enfermagem pela Uniplan.

Jane Victal Ferreira
Professora Titular do POSURB-ARQ da PUC-Campinas onde integra a Linha de Pesquisa Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo. É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU / PUC-Campinas, mestre e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP, Pós-Doutora pelo Kings College London. É líder do grupo de pesquisa Estudos Urbanos: Cultura e Arquitetura (EU:CA) e atua nas áreas de Cultura Urbana, Teoria da Arquitetura e Urbanismo e Urbanismo Contemporâneo.

Jéssica de Almeida Polito
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS,2011). Mestra em Urbanismo (2013) e Doutora em Urbanismo (2018) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC). Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista (UNIP- Campinas). Professora convidada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Peruana Unión (UPeU). Integrante do grupo de pesquisa Estudos Urbanos: Cultura e Arquitetura (EU:CA). Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos Urbanos e da Paisagem (LUPA) credenciado pelo UNASP, no Diretório do CNPq. Pesquisadora convidada no Comitê de Mapeamento Cultural da Secretaria de Cultura de Mogi Guaçu/SP. Atua nas áreas de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em teoria e história da arquitetura e do urbanismo, história urbana e patrimônio cultural.

João Jaime de Carvalho Almeida Filho 
Possui graduação em arquitetura e urbansimo pela Universidade Católica de Santos (1988) e mestrado em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2020). Doutorando em arquitetura e urbansimo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, atuando principalmente nos seguintes temas: grandes empreendimentos, setor sucroenergético, rede de cidades, impactos socioeconomicos e rede urbana, urbanidade.

Laura De Bona 
Arquiteta e geógrafa, doutoranda em Arquitetura e Urbanismo no POSURB-ARQ, PUC Campinas. Integra o LADEUR desde 2017.

Laura Machado De Mello Bueno
Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo – POSURB-ARQ até jan/2022. Graduada (1976), com Mestrado (1994) e Doutorado (2000) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Especialização no Japão (1986); É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Territoriais e Água no Meio Urbano. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: habitação, urbanismo social, água, rios urbanos, bacia hidrográfica, favela, gestão urbana e urbanismo. A pesquisa atual, com o título ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A PROLIFERAÇÃO DE DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI E O ESPAÇO URBANO, tem apoio da PUC Campinas, na Carreira Docente de 2020/2022. Bolsista Produtividade do CNPq 2020/2022.

Lidiane Maciel
Docente-pesquisadora na Faculdade de Educação e Arte, da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e do Programa de Pós-graduação em Planejamento Regional e Urbano (PLUR IP&D UNIVAP). Pesquisadora do Projeto Temático FAPESP Observatório das migrações no Estado de São Paulo (NEPO/UNICAMP, coordenado pela Profa.  Dra. Rosana Baeninger). Atualmente desenvolve diferentes projetos de pesquisa no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D UNIVAP) Como área de estudo inclui-se: Sociologia urbana, demografia/estudos populacionais e Planejamento Regional e Urbano. É coordenadora do Núcleo de Extensão Pesquisa-ação e Cartografias Sociais da Universidade do Vale do Paraíba (NEPACS/UNIVAP) e é pesquisadora do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEEPS) da Universidade Estadual Paulista UNESP (Campus Franca).

Lívia Carolina Almeida Rodrigues Alves
Arquiteta Urbanista pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/2007). Mestranda em Projeto, Inovação e Gestão em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Campinas desde 2021. Possui MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Escola Politécnica de São Paulo (Poli-USP/2019). Atuou no desenvolvimento e gerenciamento de projetos arquitetônicos para o mercado imobiliário e em arquitetura sustentável, onde destaca-se: estudos de viabilidade, desenvolvimento e aprovação de projetos arquitetônicos para construtoras e certificação AQUA. Vivência em posição de coordenação, interagindo com a alta gestão de empresas e órgãos públicos. Envolvida pelos temas da transformação e gestão urbana, sua correlação com o mercado imobiliário e com o poder público. Pretende compreender a questão da financeirização territorial e do campo de ação do mercado e seu impacto na organização espacial.

Lucas Nakamura Cerejo
Doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo (POSURB-ARQ da PUC-Campinas). Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente realiza pesquisa sobre a incidência e transmissão das doenças Dengue e COVID-19 no meio urbano, em relação às características urbanísticas da cidade de Campinas/SP, com um enfoque secundário em ações socioeducativas implementadas para a redução da transmissibilidade com apoio de alunos de Iniciação Científica da FAU-PUCCAMP

Luciana Valin Gonçalves Dias 
Bolsista CAPES em Portugal pelo PDSE – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior nº 19/2020 ligada a Universidade Aberta de Portugal – Sede Lisboa na Cátedra CIPSH de Estudos Globais, entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas (1998). Especialização em Patrimônio Arquitetônico: Teoria e Projeto pela PUC-Campinas (1999-2000). Mestre em Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação da PUC-Campinas na linha de pesquisa: História do Pensamento Urbanístico / POSURB (2015-2016). Membro do Grupo de Pesquisa: História das Cidades: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos. Atuação em escritórios de Arquitetura & Interiores no Brasil e em Portugal. Professora Titular pela UNIFEOB – São João da Boa Vista nas disciplinas de Patrimônio Arquitetônico & Técnicas Retrospectivas, Projeto: Verticalidades, Seminário e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, História da Arquitetura e Urbanismo, Teoria da Arquitetura e do Edifício. Oficina de Projeto: Habitat. Oficina de projeto: Bioclimática. Orientações de TFG I e II. Foi membro do NDE da Unifeob no curso de Arquitetura e Urbanismo (2018 a 2021). Foi membro suplente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo de Poços de Caldas – MG – 2018-2020). Foi Conselheira Titular e Vice Presidente do Condephact Poços de Caldas (2019-2021) – Bolsista CAPES – modalidade II no Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC-Campinas (2019-2022 em curso) sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Renata Baesso Pereira (PUC-Campinas) e coorientação do Prof. Dr. Jorge Mangorrinha (UAb-PT).

Manoel Lemes da Silva Neto
Arquiteto e urbanista, mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e especialista em Gestão do Desenvolvimento Regional pelo Instituto Latino-americano e do Caribe de Planificação Econômica e Social (ILPES). Professor titular da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontíficia Universidade Católica de Campinas, coordenador do grupo de pesquisa Laboratório de Desenho de Estratégias Urbano-Regionais (LADEUR).

Maria Adélia A. de Souza 
Graduada (1962) e mestra em Geografia pela USP, Doutora em Geografia pela Universidade de Paris I (Sorbonne), orientação do Professor Milchel Rochefort. Diploma de Estudos Superiores: Econômicos, Políticos e Sociais pela Universidade de Paris (Sorbonne), orientada pelo Professor Celso Furtado. Especialização em Planejamento Territorial pelo IRFED – Institut de Formation em Vue du Developpément Harmonisé, de Paris, dirigido pelo Padre Jean-Louis Lebret, do Movimento Internacional de Economia e Humanismo. 
Professora Titular de Geografia Humana da USP (aposentada). 
Titular da Cátedra de Direitos Humanos da Universidade Católica de Lyon (França). 
Doutora Honoris Causa pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, e pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). 
Tem ministrado cursos e proferido conferencias em universidades brasileiras (Universidades Federais do Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina. Minhas Gerais e estaduais: Alagoas, Bahia, Ceará, São Paulo), no INPA – Instituto de Pesquisas da Amazônia, em Manaus e no exterior (França, Portugal, Espanha, Argentina. 
Atua acadêmica e profissionalmente nas áreas de Geografia e Planejamento Urbano Regional, em temas como globalização, metropolização, planejamento urbano e regional e epistemologia da Geografia. 
Autora da Primeira Política de Desenvolvimento Urbano do Brasil, da Região Sul do Brasil e do Estado de São Paulo.
Tem vários livros publicados e organizados: Território Brasileiro – Usos e Abusos (duas edições); A Identidade da Metrópole; Governo Urbano; A Metrópole e o Futuro: Refletindo sobre Campinas. O Novo Mapa do Mundo, diversos volumes organizados com Milton Santos.
Título de Cidadã Sobralense, Câmara Municipal de Sobral, 23 de outubro de 2014; Cidadã Sanjoanense, Câmara Municipal de São João da Boa Vista e Cidadã Emérita de Espírito Santo do Pinhal, terra natal, Câmara municipal de Espírito Santo do Pinhal, pelos trabalhos realizados em Planejamento Urbano e Regional no Brasil.
Ocupou funções de gestão no Governo de São Paulo e na USP; foi Coordenadora da Ação Regional da Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo; foi Prefeita da USP; foi Chefe de Gabinete do Reitor da USP; foi Pró‑reitora de Graduação da UNILA – Universidade da Integração Latino-americana onde, atualmente, foi também pesquisadora visitante sênior, apoiada pelo CNPq – Conselho Nacional de Pesquisa do Brasil.
Recebeu da Academia de Paris e da Fundação França, durante do Governo François Mitterrand o I Prêmio da Francofonia em Urbanismo, outorgado para as Américas e o Prêmio CAPES – Ministério da Educação do Brasil, pela orientação de melhor tese de doutorado em Geografia, em 2014. Em 2018 é considerada pelo CNPQ – Conselho Nacional de Pesquisa do Brasil uma das sete mulheres pioneiras da ciência brasileira. I Prêmio da Francofonia em Urbanismo, outorgado pela Academia de Paris. 1991.

Maria Aparecida Papali 
Papali  Doutora e Mestre em História Social pela PUCSP/ Graduada em História pela Univap/ Professora da Universidade do Vale do Paraíba desde 1993 / Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica do IP&D da Univap, vinculada ao Grupo de Documentação Histórica (Gedoch) da Univap / Docente e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Univap, atuando na Linha de Pesquisa “Planejamento, Espaço e Cultura” / Membro fundadora do Núcleo de Pesquisa Pró-Memória São José dos Campos e do Cehvap (Centro de História e Memória da Univap).

Maria Cristina Schicchi
Professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq Nivel 2. Arquiteta e urbanista, doutora pela Universidade de São Paulo (2002). Pós-doutora junto ao Programa Oficial de Postgrado de la Universidad de Sevilla (2010) junto ao grupo de pesquisa Patrimonio y Desarrollo Urbano Territorial en Andalucia. Pesquisadora principal da FAPESP. Foi coordenadora de projeto de Cooperação Internacional com a Universidad de Oriente (Cuba) através do Projeto CAPES/MES/Cuba (2014-2018). Líder do grupo de pesquisa Patrimônio, Políticas de Preservação e Gestão Territorial. Foi Editora-chefe da Revista OCULUM ENSAIOS- PUC-Campinas (de 2014 a 2019). Foi Secretária Executiva da ANPARQ – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (gestão 2015-2016).

Maria Helena Alves da Silva
Doutora e mestre em Planejamento Urbano e Regional na linha de Planejamento, Espaço e Cultura, graduada em História e Pedagogia. Trabalha como Gestora de Documentos no Cehvap – Centro de História & Memória da Univap, onde realiza pesquisas temáticas da história da Universidade do Vale do Paraíba e sua mantenedora, a Fundação Valeparaibana de Ensino, e seu impacto social e territorial.

Maria Inés Viviana De La Quintana Bruggemann Bandeira
Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo no POSURB-ARQ da universidade PUC Campinas, mestre em Engenharia de transportes pela Universidade Federal do Ceará (2005) na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento Políticas Públicas e Tomada de Decisão em Urbanismo, Especialista nas áreas de Desenho Industrial com habilitação em projeto de produto e programação visual (1987) e Metodologia de Avaliação de Impactos Ambientais (1988) graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho (1984). Atuação profissional nas seguintes áreas: sintaxe espacial, configuração espacial, urbanismo e geoprocessamento; desenvolvimento de projetos de Edifícios de Atendimento à Saúde, acompanhamento e fiscalização de obras, projetos arquitetônicos de espaços comunitários e de assistência social; em Planejamento Urbano na elaboração de legislação urbana, tais como lei de delimitação de bairros, de áreas municipais, e de zonas especiais, nomenclatura de ruas e numeração de imóveis; em Educação na coordenação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, durante sete anos (até 2013), e no curso de Tecnologia em Construção de Edifícios, organização dos projetos pedagógicos dos cursos e coordenação das atividades acadêmicas até o fim de 2011; coordenação do Licenciamento da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Fortaleza entre maio de 2013 e dezembro de 2014, e professora no curso de Arquitetura e Urbanismo na Faculdade 7 de Setembro até janeiro de 2015. Professora substituta na UNIVERSIDADE VILA VELHA -UVV , nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Exerci a função de coordenadora de Design de Interiores à Distância, de 2017 a 2020, e gestora pedagógica de 2016 a 2019 e coordenadora, de 2019 a 2020, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário INTA – UNINTA, em Sobral, CE.

Mariana Figueiredo Raposo
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2018). Seu mestrado está em andamento pela mesma instituição, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2021-presente momento), na POSURB-ARQ, sendo bolsista CNPq (modalidade GM). Orientanda da Profª Drª Ana Paula Farah, do Grupo de Pesquisa “Patrimônio, Políticas de Preservação e Gestão Territorial” e Linha de Pesquisa “Teoria, História e Crítica em Arquitetura e Urbanismo”, com o projeto “Vila Industrial: A Interface entre o Planejamento Urbano e a Preservação do Patrimônio Arquitetônico e Urbano”.

Mariana Sampaio de Castro
Arquiteta Urbanista FAU/UFRJ Especialista em Política e Planejamento Urbano IPPUR/UFRJ Pós-graduanda IPPUR/UFRJ.

Mariana Tereza Diniz Mendonça 
Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba (2021). Possui Graduação e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestrado em Ciências Sociais pelo PPCIS (Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na Antropologia as pesquisas se desenvolveram principalmente nos estudos sobre religiões no espaço público. As principais áreas de atuação, ensino, pesquisa e publicação são: teoria sociológica e antropológica; antropologia visual; antropologia da religião; pedagogias alternativas; planejamento urbano e regional, comunidades, gestão de desastres e resposta humanitária. Hoje também desenvolve a gestão de projetos em instituições educacionais e culturais na cidade de São José dos Campos/SP.

Marília Goulart 
Graduada em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba – Univap. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2018). É doutoranda do programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional (PLUR) da Universidade do Vale do Paraíba – Univap. Pesquisadora do Núcleo de Extensão e Pesquisação de Cartografias Sociais – NEPACS da Universidade do Vale do Paraíba – Univap.

Marilne Fernandes
Graduada em Biologia e Pedagogia. Visiting Scholar no Departamento de Geografia da Universidade da Califórnia – Berkeley, USA (1995). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba (2002). Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, São José dos Campos – SP (2020). Professor Adjunto da Universidade Paulista – Unip – São José dos Campos. 

Micael Henrique da Silva Santos
Biomédico habilitado em Patologia Clínica e Saúde Pública, Mestre e Doutorando em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba.

Monique Carmo 
Geógrafa pela Universidade do Vale do Paraíba (2012). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba (2013/2015), com estágio de Pesquisa no Exterior, Indiana University no laboratório ACT (Anthropological Center for Training and Research). Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba(2016/2020)- com Estágio de Pesquisa no Exterior, Indiana University. Pesquisadora associada ao CASEL (Center for the Analysis of Social-Ecological Landscapes) e Pesquisadora associada ao Laboratório de Estudo das Cidades-UNIVAP. Pós-doutoranda (CNPq) em Sensoriamento Remoto LiSS/OBT no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE.

Nathália Giassetti Ongaro
Arquiteta e urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre em arquitetura e urbanismo pela mesma universidade, e integrante do grupo de pesquisa LADEUR (laboratório de desenho de estratégias urbano-regionais) desde sua fundação. Experiência nas áreas de planejamento urbano e regional e regionalização.

Pablo Ligrone Fernandéz 
Nacido en Montevideo, Uruguay, 5 de febrero de 1959.
Arquitecto egresado en 1982 de la Universidad de la República, Uruguay. 
Doctor en Géographie – Aménagement – Urbanisme, egresado en 1995 de l’Université Paris 3 La Sorbonne Nouvelle. 
Desde 2010 a la actualidad, Investigador 1er. Nivel del Sistema Nacional de Investigadores de la Agencia Nacional de Investigación e Innovación. 
Integrante de la Comisión Directiva del Instituto de Estudios Territoriales y Urbanos. 
Docente de la Facultad de Arquitectura de UDELAR desde 1979 hasta la actualidad. 
Desde 2012 a 2021 Director Académico de la Maestría en Ordenamiento territorial y desarrollo urbano de UDELAR. 
Desde 2011 Profesor Titular Efectivo (Gº5) de Teoría II (urbanismo y territorio) cátedra a la que ingresó desde su creación en 1981. 
De 1992 a 2012, Responsable del curso de Anteproyecto 5 (urbanismo/ordenamiento territorial).
Asesor experto de la Dirección Nacional de Ordenamiento de Ordenamiento Territorial desde 1992 a 2019. Fue Director de Políticas y planes territoriales. 
Desde 2002, Profesor invitado en cursos de maestría y doctorado de Universidades de España (Politécnica de Catalunya, Córdoba y Zaragoza), Francia (Sorbonne Nouvelle/Paris 3, Toulouse 2 Le Mirail/ Jean-Jaurès, Institut d’Urbanisme de Paris/Paris XII, Ecole d’Architecture Nancy, Nantes y Rouen/INEAA), Institut Universitaire Jean-François Champollion-Albi, Italia (Roma Tre), Argentina (Nacional del Litoral, Nacional de San Juan), Brasil (Federal de Río Grande), Paraguay (Nacional de Asunción) y Uruguay (Centro Latinoamericano de Economía Humana/CLAEH y Universidad Católica del Uruguay, Instituto Universitario BIOS). 
Tutor de tesis de grado, magister y doctorado, Integrante de jurados académicos en 60 casos en la UDELAR, Universidad Nacional de La Plata, Universidad Nacional de Rosario y Universidad Federal da Integraçao Latinoamericana, evaluador de la Comisión Sectorial de Investigación Científica de UDELAR y, durante 5 años, evaluador de las becas ALBAN/Alban Office de la Unión Europea.
Producción bibliográfica de 84 trabajos en materia de Teoría, Urbanismo, Territorio y Geografía. 
Integrante de equipos académicos internacionales con Francia y países del Mercosur. 
Elaboración de más de 160 trabajos técnicos en materia de ordenamiento territorial, urbanismo, desarrollo local y regional para el Parlamento Nacional, Ministerios, Gobiernos Departamentales, Juntas Departamentales, Ongs y Organizaciones de base territorial, y empresarios privados se efectivizó la valorización de los resultados de una actividad constante de investigación bibliográfica, empírica, teórica y de tipo investigación-acción-participativa. Elaboró una treintena de planes y normas de planificación aprobados por los Gobiernos Departamentales respectivos. 
Conferencista, ponente e integrante de comités científicos en los Congresos Iberoamericanos de Urbanismo, el Máster en Estrategias para el Desarrollo Rural y Territorial, 2020: Aportes en materia de ordenamiento territorial al debate de la jornada sobre los retos del Desarrollo sostenible. Universidad de Córdoba, España. XXII Congreso Latinoamericano de Parlamentos Municipales; Gobierno de San Juan, Argentina, Journées internationales de Sensibilisation aux enjeux de la gestion intégrée des zones côtières (GIZC) dans le bassin méditerranéen et en Amérique latine, Université de Sophia Antipolis – CNRS, IV y V Congreso Europeo de Latino-Americanistas CEISAL (Bratislava, Bruselas), Seminário Nacional de Ordenamento Territorial de Brasil, invitado por el Ministério da Integração Nacional, para comentar el Documento ‘PNOT – Documento base para a definição de uma Política Nacional de Ordenamento Territorial’, Senado Federal, Brasilia, Seminarios Internacionales de Investigación en Urbanismo, Barcelona UPC, Cumbre de las Ciudades, Proyecto Cities Fundación Metrópoli. 
Evaluador de proyectos de proyectos, ponencias, publicaciones y convocatorias concursables en un centenar y de ocasiones. Evaluador en 2022 de la memoria de actividades del Instituto de Geografía de la Universidad de Buenos Aires.

Patrícia Rodrigues Samora
Docente pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e na Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É doutora em Habitat (2010) e participa do Grupo de Pesquisa Políticas Territoriais e a Água no Meio Urbano. Trabalha com temas relativos à Habitação de Interesse Social, Planejamento Urbano e Habitacional, Infraestrutura, Risco e Vulnerabilidade espacial.

Rita Maria Cunha Leite Coentro
Engenheira civil formada pela Universidade Católica do Salvador, BA, pós graduada em administração de empresas pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Sustentabilidade pela PUC-Campinas e dourtira em puc em arquitetura e urbanismo pela mesma instituição. Trabalhou durante 35 anos na INFRAERO como gerente de engenharia, manutenção, operação e meio ambiente nos aeroportos de Viracopos, Congonhas e S Salvador. É docente há seis anos na Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, no curso de Logística Aeroportuária nas disciplinas de Infraestrutura, Sistemas e Planejamento Aeroportuário.

Sandra Maria Fonseca da Costa 
Possui graduação em Geografia pela UFRJ (1985), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE (1989), doutorado em Informação Espacial pela USP (1996), com estágio sandwich na University of New South Wales (1995). Fez seu estágio pós-doutoral na Indiana University no período 2007-2008. Atualmente, é professor adjunto da Universidade do Vale do Paraíba. Desenvolve pesquisas sobre o estudo das pequenas cidades da Amazônia.

Sarah Feldman
Professora Livre Docente Sênior do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; pesquisadora do CNPQ desde 2003. Editora da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (2010-2012), membro do Coletivo Editorial da Revista Espaço e Debates (1986-2005). Conselheira do CONPRESP (1989-1992) e do CONDEPHAAT (2015-2018). Diretora Presidente do Instituto Cultural Israelita Brasileiro – Casa do Povo desde 2019. Desenvolve pesquisas em redes e grupos de pesquisa nacionais e internacionais. É autora de livros, capítulos de livros e artigos sobre história da cidade e do urbanismo no Brasil, com ênfase em instituições de urbanismo, legislação urbanística, bairros centrais, metropolização e construção de territórios. O último livro “Instituições de urbanismo no Brasil (1930-1979)” ( organizadora) foi publicado em 2021.

Soraya Silveira Simões
Professora Associada do IPPUR-UFRJ Antropóloga Pesquisadora associada ao Laboratório de Etnografia Metropolitana/LeMetro/IFCS-UFRJ.

Tamara Tania Cohen Egler 
Arquiteta, mestre em planejamento urbano e regional, doutora em sociologia, professora titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPPUR/UFRJ. Coordenadora do Laboratório Estado, Sociedade, Tecnologia e Espaço, pesquisador 1B do CNPQ, Cientista do Nosso Estado da Faperj, coordenadora de diversos projetos, entre os quais o do Núcleo de Políticas Públicas do Rio de Janeiro (2009), que integra o programa Pronex da Faperj/CNPq, 2011, 2013.  Políticas públicas e tecnologias da educação do Programa Observatório da Educação da Capes, 2010,2013 e INCT Política pública, inovação e desenvolvimento Urbano, CNPq, 2014.  Seu campo de atuação está focado no estudo da ação política associada á inovação tecnológica para analisar as mutações espaciais. Sua produção bibliográfica consiste na publicação de livros, coletânea de vídeos, capítulos de livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, sites e plataformas na Internet. Orientadora de doutorado, mestrado, professores do ensino fundamental e Iniciação científica.

Vitor Sartori Cordova
Sociólogo, doutor em urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal (Doutorado-sanduíche financiado pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – PDSE/CAPES). Atualmente vincula-se ao Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia (NOMEAR) do Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR), sediado na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp) com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

Wilson Ribeiro dos Santos Junior
Docente permanente e ex-Coordenador (2007 – 2014) do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (POSURB-ARQ PUC-Campinas). Coordenador da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES para o período 2018-2022. Graduado, mestre e doutor pela FAU USP. Líder do Grupo de Pesquisa Requalificação Urbana atuando nos temas: transformações na paisagem metropolitana, expansão urbana em área rural, sistemas de espaços livres, Aeroporto Internacional de Viracopos, conflitos socioespaciais e ensino de arquitetura e urbanismo.